O Museu Afro Brasil realizou no dia 26 de maio de 2015 o Encontro Internacional Africa Africans, que trouxe artistas convidados para um debate com o público acerca de sua produção e de questões levantadas pela exposição e pelos participantes. O Fórum Permanente realizou a cobertura crítica do evento (registros em vídeo e produção de relatos).
Programação e Registros em Vídeo: MANHÃ
9h30: Recepção do público
10h: Abertura do Encontro - Ablade Glover (Gana)
[VÍDEO]
10h30-11h30: Encontro 1 - Bright Ugochukwu Eke (Nigéria), Naomi Wanjiku Gakunga (Quênia) e Nnenna Okore (Nigéria)
[VÍDEO]
11h30-12h15: Debate
12h15-14h: Pausa para o almoço
TARDE
14h – 15h: Encontro 2 - Bruce Clarke (Inglaterra / África do Sul)
[VÍDEO] [RELATO CRÍTICO]
15h-16h: Encontro 3 – Dominique Zinkpè (Benim), Owusu-Ankomah (Gana) e Soly Cissé (Senegal)
[VÍDEO] [RELATO CRÍTICO]
16h-17h: Debate final
17h: Café de encerramento do Encontro
Fotos: Andre Velozo Sobre a exposição
O Museu Afro Brasil promoveu no dia 25 de maio, dia Internacional da África, a maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no nosso país. Com programação que inclui instalações, pinturas, vídeos, esculturas, moda e um encontro para discussões com os artistas, o projeto Africa Africans, que conta com o patrocínio do Banco Itaú e da Odebrecht, traça um panorama da recente criação visual do continente por meio de obras de artistas de diversos países africanos. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades.
A exposição conta com cerca de 100 obras, de mais de 20 artistas, em diversos suportes e linguagens, além de outras obras de arte africana, pertencentes ao acervo do museu e à coleção particular de Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu.
A exposição tem foco na criação de artistas africanos, nascidos e residentes no continente ou fora dele, assim como artistas de origem africana que, mesmo tendo nascido fora da África, dialogam com a pluralidade de experiências estéticas e sociais presente nas diversas regiões do continente.
Mais informações sobre a exposição
"Africa Africans" Fonte: Fórum Permanente