Conheça parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa do Museu Afro Brasil

26 de junho de 2015

O Núcleo de Pesquisa do Museu Afro Brasil tem entre suas atribuições a produção de textos e o levantamento de informações referentes aos artistas e as obras em exposição temporárias e obras pertencentes ao acervo do museu. Este trabalho envolve uma gama distinta de investigações, desde a pesquisa bibliográfica até a consulta de outros acervos, documentos particulares e entrevistas com os próprios artistas.

Neste mês destaca-se na programação do Museu Afro Brasil a exposição “Betty King- das Pinturas, dos Relevos e dos Alumínios Anodizados”. Para a realização desta mostra composta por cerca de 100 obras da artista Betty King o Núcleo de Pesquisa desenvolveu materiais de consulta e formação interna, além do levantamento de arquivos, referências históricas, análise dos procedimentos técnicos das peças e outros documentos. Parte deste material está disponível ao público através do Jornal das Exposições dedicado a mostra. Desta forma, o trabalho desenvolvido é compartilhado entre os demais núcleos do Museu, tais como o Núcleo de Salvaguarda e o Núcleo de Educação.

“O nosso trabalho é excitante na medida em que percorremos os variados campos de atuação do Museu, desde a identificação das técnicas utilizadas pelos artistas na chegada das obras, até o diálogo com o grande público através das formações dos educadores. É gratificante auxiliar no processo de tornar público a trajetória de grandes artistas, muitas vezes pouco conhecidos” – afirma Tiago Gualberto, pesquisador integrante do Núcleo de Pesquisa.

Neste Gráfico informações relativas às corretes  abstratas no Brasil, a trajetória artística de Betty King e os destaques de sua carreira podem ser rapidamente consultados. Este é um exemplo dos materiais desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa.

É também através do Núcleo de Pesquisa que o Núcleo de Comunicação se alimenta para a publicação de pequenos textos e informações de interesse do grande público. Possibilitando a difusão de informações muitas vezes restritas ao ambiente artístico.