No segundo dia do 7º Encontro Paulista de Museus terá palestra no Museu Afro Brasil

17 de junho de 2015

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, divulgou na última semana as datas e locais de realização do 7º Encontro Paulista de Museus (7EPM). Considerado um dos maiores eventos estaduais da área museológica, o Encontro, que acontece de 24 a 26 de junho, incluirá palestras com grandes nomes da museologia internacional e nacional.

Em 2015, o EPM terá um novo formato e abordará em todas as mesas e painéis a temática sobre a relação dos museus com a cidade, o território e seus públicos, essas definições foram propostas pela Comissão Organizadora do evento, composta por representantes de diversos parceiros institucionais, como o Ibram, Icom, Corem, PPGMUS-USP, ACAM Portinari, Acervo Artístico dos Palácios do Governo de São Paulo, COSISEM e Representantes Regionais, além do GTC SISEM-SP.

“O Encontro Paulista de Museus tem se consolidado como um espaço privilegiado para a troca de experiências e debates, que reúne os mais diversos segmentos da museologia paulista. Com a adesão do de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura e a discussão do Plano Estadual de Cultura que se encontra em processo de construção, reforça-se a importância de estreitar essa interlocução com a comunidade museológica e consolidarmos as bases para a construção da Política Estadual de Museus”, assinala o diretor do SISEM, Davidson Kaseker.

A abertura oficial do Encontro ocorre a partir das 9 horas, da quarta-feira, dia 24 de junho, no auditório do Palácio dos Bandeirantes. Na quinta-feira (25/6), a partir das 9h, as atividades serão desenvolvidas em três locais distintos, dois deles situados no Parque do Ibirapuera (Museu Afro Brasil, MAM), além do Museu da Imigração, localizado no Brás.

Já no último dia (26/6), na parte da manhã, vão acontecer painéis centrados na apresentação e discussão da proposta de Cadastro Estadual de Museus para o Estado de São Paulo. No mesmo período também ocorrerá o encerramento do evento.

O Encontro Paulista de Museus configura-se hoje como o maior evento do setor museal paulista, reunindo a cada ano mais de 1 mil profissionais de museus, gestores públicos de cultura, pesquisadores, estudantes e interessados. Desde 2009 é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), reunindo um público múltiplo, que inclui participantes de outros Estados e países – por meio de transmissão online – e, também, de representantes de outros Sistemas Estaduais de Museus

Fonte: SISEM