Museu Afro Brasil leva exposição sobre Maracatu Rural à Diadema

28 de maio de 2015


O Museu Afro Brasil leva a exposição itinerante “Maracatu Rural” ao Museu de Arte Popular, localizado na cidade de Diadema. Com abertura marcada para a próxima sexta-feira (dia 29, às 10h), a mostra apresenta figuras de maracatu em cerâmica policromada do artista Manuel Eudócio, imagens capturadas pelas lentes do fotógrafo Helder Ferrer, além de objetos históricos de uma das mais tradicionais festividades carnavalescas do país. O encerramento está previsto para o dia 28 de junho. A entrada é gratuita.

Maracatu Rural surge na Zona da Mata pernambucana entre o fim do séc. XVIII ou início do XIX e está vinculado aos festejos de Coroação dos Reis do Congo. Estas manifestações se desenrolavam num ambiente católico associado às Irmandades Negras, havendo um momento dedicado à consagração de uma liderança, que, embora sob uma estética de realeza europeia e sob o jugo dos senhores de escravos, imbuía-se de um poder semelhante ao das ‘chefaturas’ tradicionais africanas.  Deste modo, a coroação e reverência pública aos reis e rainhas nos dias de festa assemelham-se a costumes oriundos de algumas regiões da África (em especial no Antigo Reino do Congo e também no Reino do Daomé – atual Benin) em que os reis, acompanhados por seu séquito constituído por príncipes, princesas e outras figuras nobremente trajadas, lideravam cortejos embaixo de imponentes guarda-sóis. 

A exposição integra o “Projeto Itinerâncias”, do Sistema Estadual de Museus, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O SISEM-SP promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. 

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO: “MARACATU RURAL” 

MUSEU DE ARTE POPULAR/CENTRO CULTURAL DE DIADEMA 

FUNCIONAMENTO: Terças às Sextas-feiras – 10h às 18h
Sábados das 13h às 18h

ENDEREÇO: Rua Graciosa 300 - Centro – Diadema
11 4051 54 08

ABERTURA: 29 DE MAIO, ÀS 10h.

ENCERRAMENTO: 28 DE JUNHO.


 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro