Museu Afro Brasil participa de exposição em Milão

15 de maio de 2015
Objeto histórico “Pão de Açúcar” integra mostra sobre arte e construção do patrimônio alimentar brasileiro

O objeto histórico “Pão de Açúcar”, pertencente ao acervo do Museu Afro Brasil, está exposto na mostra “Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro”, aberta desde o dia 11 de maio na cidade de Milão (Itália). O evento faz parte da programação do Brasil na atual edição da Exposição Universal – Expo Milão 2015.

Fabricada em Pernambuco no século XIX, a peça é uma forma de metal para refinar açúcar e foi utilizada nos engenhos brasileiros. O melaço extraído da cana era fervido e despejado nas formas para “purgar”. O objetivo era clarear o produto separando-o da calda escura por meio do pequeno orifício virado para baixo. Com o passar dos dias a calda seca e endurece permanecendo em forma de cone, ao qual é dado o nome de “pão de açúcar”. Por conta da semelhança entre o Pão de Açúcar e as colinas localizadas na entrada da Baía de Guanabara, acredita-se que, no ápice do ciclo da cana, entre os séculos 16 e 17, o nome foi dado a um dos pontos turísticos mais populares do país.

Com a curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, a exposição Alimentário ficará em cartaz na cidade italiana até o dia 31 de maio, no pavilhão reservado ao Brasil na Exposição Universal. A organização é da empresa Base7 Projetos Culturais, a convite da Apex-Brasil, responsável pela representação brasileira, sob a coordenação de uma Comissão Interministerial presidida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).