Museu Afro Brasil é 7º mais visitado da cidade de São Paulo

08 de abril de 2015
O Museu Afro Brasil é o sétimo museu mais visitado da cidade de São Paulo, segundo pesquisa divulgada nesta semana pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos). Exatas 209.097 visitaram o museu durante o ano de 2014, uma média 17,4 mil por mês, colocando-o entre os dez mais visitados da capital paulista.

"Esta pesquisa nos motiva a trabalhar ainda mais para que um número maior de pessoas conheça nosso museu, nossas exposições temporárias e nosso acervo permanente que abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros", diz o diretor curatorial Emanoel Araujo.

Para Emanoel Araujo, a exposição Africa Africans deverá atrair um grande público ao Museu Afro Brasil no ano de 2015. Será a maior mostra de arte africana contemporânea já realizada no nosso país e com previsão de abertura para o mês de maio.

Pesquisa - Técnicos do Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, entraram em contato com mais de 100 museus e apuraram o número de visitação de todos aqueles que mantém o controle. A pesquisa indica que mais de 3 milhões de pessoas visitaram museus paulistanos no ano passado. Como aprimoramento desse ranking, o Observatório trabalha agora no desenvolvimento de um Índice de Visitação dos Museus Paulistanos, que ajudará a medir o resultado de ações de incremento por parte dos museus. "O estudo deixa claro que, tanto os paulistanos quanto os turistas que vem para a cidade, consomem a cultura disponível em nossos museus. É visível também o empenho dos administradores em promover boas exposições e manter a divulgação dos acervos permanentes que são riquíssimos", afirma Wilson Poit, secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris.

Abaixo, a lista completa do top 10 museus em 2014:

1º Museu da Imagem e do Som 603.197
2º Catavento 509.177