Dia de Luta contra a Discriminação Racial é celebrado neste sábado

21 de março de 2015


No dia 21 de março de 1960, mais de vinte mil homens negros e mulheres negras protestavam em Shaperviile, a 45km de Joanesburgo, contra a lei do passe - que os obrigava a andar com cartões de identificação, que especificava quais locais eles poderiam frequentar. A manifestação pacífica foi alvo de uma ação covarde por parte de soldados do regime apartheid que vigorava na África do Sul: 69 pessoas foram mortas e outras 186 ficaram feridas, vitimadas por balas de revólveres, rifles e submetralhadoras.

Em memória ao "Massacre de Shaperville", a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data de 21 de março como o Dia de Luta contra a Discriminação Racial, em todo mundo. O tema deste ano é “Aprender com tragédias históricas para combater a discriminação racial hoje”. A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, afirma que "as tragédias do passado lançaram luz sobre a coragem e a determinação daqueles que proporcionaram avanços da dignidade humana, lutando contra a opressão até a abolição da escravidão". 

Como forma de homenagem às vítimas de Shapperville e reconhecimento às lutas promovidas pelo movimento negro contra o racismo no Brasil, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), foi criada, com status de ministério, em 21 de março de 2003.


 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro