Em cartaz no Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o artista plástico Sidney Amaral lança catálogo da exposição “O Banzo, o Amor, e a Cozinha de Casa” e participa do projeto “Encontro com Artista”, no próximo dia 21 de março, a partir das 14h. Ao longo do encontro do público, Sidney Amaral conversará sobre sua trajetória, sua concepção de arte, obra e processo de trabalho. Com início marcado para as 14h, o diálogo ocorrerá no Teatro Ruth de Souza. “Quero falar um pouco sobre minha presença no mundo, como homem negro e cidadão brasileiro, mas também como busco no meu trabalho, através dos afetos, falar de amor, de frustrações e de reencontros possíveis”, afirma o artista plástico.
“O projeto Encontro com Artista promove uma interlocução entre os visitantes e o convidado, com o objetivo de ampliar as possibilidades de apreciação estética do participante, a partir do contato com a obra e com a história do artista”, explica Neide de Almeida, coordenadora do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. Interessados em participar devem enviar mensagem para o seguinte e-mail: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br
Logo após, às 16h, Sidney Amaral lança o livro-catálogo da exposição “O Banzo, o Amor, e a Cozinha de Casa”, em cartaz no Museu Afro Brasil até o dia 26 de abril. Cinquenta pinturas, desenhos e esculturas formam o conjunto de peças da mostra. O livro tem prefácio do diretor curatorial Emanoel Araújo e texto crítico do professor e artista plástico Claudinei Roberto. “A grande exposição de Sidney Amaral no Museu Afro Brasil traz surpreendentes apelos “no bom sentido da palavra”, por conta dos muitos caminhos propostos por ele”, afirma Emanoel Araujo.
“O livro é resultado de 15 anos de meu trabalho em escultura, pintura e desenho e foi realizado com patrocínio do Prêmio Funarte de Arte Negra 2012, do qual eu fui vencedor”, explica Sidney Amaral.
“Encontro com Artista Sidney Amaral”
21 de março, às 14h.
Teatro Ruth de Souza.
Lançamento do Catálogo da Exposição "O Banzo, o Amor, e a Cozinha de Casa", do artista plástico Sidney Amaral