Museu Afro Brasil promove sessão de “Aos pés do baobá”, no dia do aniversário de SP

19 de janeiro de 2015
O Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove uma edição especial do projeto "Aos pés do baobá" para comemorar o aniversário de 461 anos da capital paulista – dia 25 de janeiro, às 12h. A contação de histórias vai ocorrer no palco “Meu Ibira”, montado pela Rede Globo, no gramado entre a marquise e o auditório Ibirapuera.

Este Aos pés do baobá será realizado na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): um educado surdo e um intérprete colocarão o público em contato com diversas narrativas ficcionais, principalmente as de origens africanas e afro-brasileiras. Nos encontros do projeto, os educadores do museu relatam histórias que proporcionam aos visitantes a ampliação e ressignificação do imaginário construído a respeito da presença africana em nossa cultura.

“Entrar no mundo da ficção é uma prática muito antiga. Por mais que se recue no tempo procurando identificar o momento em que o homem passou a fazer uso sistemático da narrativa, não se encontra esse ponto de partida Sabe-se hoje que a literatura é considerada, desde os tempos mais remotos, experiência essencial no processo de formação do sujeito”, diz Neide A. de Almeida, coordenadora do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Aos pés do baobá oferece ao público a oportunidade de conhecer tempos e lugares diversos, experimentar sensações, sentimentos e desejos, muitas vezes impossíveis no cotidiano. “Esta é uma das contribuições essenciais da literatura: a possibilidade de identificar-se, de provisoriamente ocupar o lugar de um outro, de uma personagem e, protegidos por essa pele, viver as mais diversas experiências”, acrescenta Neide.

Os encontros ocorrem, geralmente, no último sábado de cada mês. Nesse dia, em um dos espaços do Museu Afro Brasil, o Núcleo de Educação recebe o público para um momento dedicado à contação ou leitura de histórias e ao diálogo com os participantes do evento.

Evento: "Aos pés do baobá”
Comemoração do aniversário de 461 anos de São Paulo
Palco do “Meu Ibira”, evento da Globo no Parque Ibirapuera