Nota de falecimento - Isabel Mendes da Cunha (Itinga, MG, 1924 – Ponto de Volantes, MG, 2014)

31 de outubro de 2014
Dona Isabel Mendes da Cunha faleceu ontem, dia 30 de outubro, aos 90 anos. Nascida em agosto de 1924 na cidade de Itinga, MG, Isabel mudou-se ainda nova para a cidade vizinha Ponto de Volantes, também localizada no vale do Jequitinhonha. Nesta cidade, tornou-se ceramista famosa e depois respeitada como grande artista ao redor do mundo, sobretudo devido às suas bonecas de mulheres feitas em cerâmicas.

A mãe de Isabel se dedicava a cerâmica utilitária, o que influenciou a menina a gostar de brincar com o barro desde muito pequena. Aos poucos, Isabel passou a produzir cerâmica utilitária também, sendo que a produção das bonecas que se tornariam sua marca registrada só ocorreria no início da década de 70. E assim foram surgindo noivas vestidas a caráter, muitas vezes acompanhadas pelo marido, de terno e gravata e depois bonecas que representavam mulheres amamentando. A artista inovou ao modificar o modo de fazer os olhos da boneca, que antes eram apenas desenhados e passaram a ser modelados também. Com a notoriedade que suas peças de bonecas ganharam, deixou a cerâmica utilitária e passou a dedicar-se exclusivamente às bonecas. Participou de feiras nacionais e internacionais sempre com destaque. As obras de Isabel são ricas em detalhes e de acabamento impecável. O Museu Afro Brasil tem orgulho em ter obras desta grande artista em seu acervo e se solidariza com a família neste momento de profunda tristeza.