Em uma tenda montada ao lado do anfiteatro, 18 museus da Secretaria da Cultura promovem atividades gratuitas e buscam despertar a curiosidade do público.
Dezoito museus juntos, em um parque público, com uma intensa programação de mais de 40 atividades simultâneas e gratuitas com o objetivo de conquistar a população para esses espaços culturais. Que tal? Esta é a proposta da Mostra de Museus, que a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo realiza pelo segundo ano consecutivo, desta vez no Parque Villa-Lobos. No dia 8 de novembro (sábado), das 10h às 17h, as 18 instituições museológicas da Secretaria estarão em uma grande tenda ao lado do anfiteatro do Parque, oferecendo aos visitantes o contato com toda a diversidade do patrimônio cultural existente nos museus da Secretaria da Cultura.
Cultura indígena, afro-brasileira e paulista, arte moderna, arte sacra ou experimental; língua portuguesa, literatura, poesia, ciência e futebol são parte temas que o público poderá ter acesso ao visitar os estandes dos 18 museus e participar das atividades paralelas da programação. Às 17h, o evento termina com show de Ricardo Herz e Cantilena, em parceria com a Semana Ticket Cultura e Esporte.
A Mostra de Museus foi realizada pela primeira vez no ano passado, no Parque da Juventude, Zona Norte de São Paulo. Mais de cinco mil pessoas passaram pela tenda e participaram das atividades, tendo acesso a todo o universo cultural que os museus oferecem em suas sedes fixas. A proposta da Secretaria da Cultura com o evento é fazer com que uma parcela maior da população conheça os museus e se sinta estimulada a visitá-los. Para os moradores da Capital, é uma oportunidade também de conhecer as instituições sediadas no interior e litoral.
“No ano passado, os 18 museus receberam mais de milhões de visitantes, mas o potencial é muito maior. As instituições promovem a mediação entre o público e seus acervos de diferentes maneiras: com exposições de alta qualidade, com visitas imersivas e multissensoriais e programação cultural que envolve música, teatro, atividades educativas, seminários e oficinas para públicos de todas as idades. É um universo que a população ainda está descobrindo e para o qual eventos como a Mostra de Museus ajudam a despertar a curiosidade”, afirma o Secretário Marcelo Mattos Araujo.
Participam da ação Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento Cultural, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol, Pinacoteca e Estação Pinacoteca, Paço das Artes, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão), Museu do Café (Santos) e Museu Casa de Portinari (Brodowski).
A produção do evento é realizada pela A Casa – organização social de cultura responsável pela gestão do Museu da Casa Brasileira. O evento tem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, mantenedora do Parque Villa-Lobos.
Passaporte - Os primeiros 10.000 visitantes da Mostra receberão o Passaporte dos Museus, um livreto que dá direito a uma entrada gratuita a cada instituição museológica da Secretaria ao longo de um ano. Para cada local visitado, o portador do passaporte ganha um carimbo na página da instituição correspondente – o que também é uma maneira lúdica de estimular a ida aos museus.
Clique aqui e confira a programação completa.
Mais informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura
Renata Beltrão (11) 3339-8164 - rmbeltrao@sp.gov.br
Natália Inzinna (11) 3339-8162 - ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes (11) 3339-8243 - jmferreira@sp.gov.br