No Dia das Crianças o Museu Afro Brasil terá entrada gratuita.

09 de outubro de 2014

Museu Afro Brasil apresenta programação especial para o Mês das Crianças

Em outubro não faltará diversão para as famílias que visitarem o Museu Afro Brasil. Uma série de atividades, que alia a alegria das brincadeiras ao prazer das novas descobertas, foi especialmente elaborada para o mês das crianças.

A programação começa no dia 11 de outubro, às 14h, com a atividade Impressões da cor, oficina de gravura que ensina as crianças a construir a sua própria matriz em madeira e E.V.A, gravar a superfície, entintar a placa e finalizar com o processo de impressão em papel, tendo como inspiração as obras do acervo e as exposições temporárias. No Dia das Crianças, 12 de outubro, será a vez do Ateliê Aberto, onde meninos e meninas serão conduzidos a experiências artísticas por meio do contato com linguagens, técnicas e materiais diversos.

O destaque fica por conta da atividade Kotambola ya bana, que na língua lingala, falada no Congo, significa “caminho das crianças”: os educadores do Museu Afro Brasil realizarão percursos especiais, com a criançada, ao longo dos quais serão apresentadas, de forma lúdica, obras escolhidas no acervo para sensibilizar os pequenos visitantes. Durante os roteiros, além de conhecer as exposições, as crianças participaram de brincadeiras que envolvem histórias e músicas que remetem às nossas matrizes africanas. “O roteiro Kotambola ya bana tem como objetivo proporcionar uma experiência diferenciada de partilha de conhecimento entre o adulto e a criança”, afirma Neide de Almeida, coordenadora do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. Essa atividade tem a primeira sessão agendada o dia 14 de outubro, às 9h30.

Para quem gosta de ouvir uma boa história a dica é a atividade Aos Pés do Baobá, que prioriza aspectos fundamentais da cultura brasileira, por meio do exercício da oralidade e do contato com as narrativas ficcionais, especialmente as produções africanas e afrobrasileiras.