Homenagem a Antonio Saturno (Seu Alumínio)

05 de junho de 2014

[18 de novembro de 1942 - 17 de maio de 2014]

Antonio Saturno, conhecido como Seu Alumínio, foi um cantador de chulas do recôncavo baiano. Nascido em Santo Amaro da Purificação (BA), Alumínio era um dos membros do renomado grupo Samba Chula de São Braz, ao lado do seu irmão mais novo, João Saturno, conhecido como João do Boi. Os dois irmãos aprenderam a arte de “gritar” chula e tocar pandeiro com o pai, que era exímio sambador. Moradores da vila de São Braz, vizinha à Santo Amaro da Purificação, os dois trabalharam como vaqueiros, marisqueiros e agricultores. Mais tarde, Alumínio trabalhou por muitos anos na fábrica de papel Impasa, onde se aposentou, condição que lhe permitiu, nos últimos anos de vida, dedicar-se a música e à agricultura.
O Grupo Samba Chula de São Braz foi fundado oficialmente em 1995 e desde então vem espalhando muito samba e muita alegria por onde passa. Os sambadores e sambadoras, originários de São Braz, vila que dá nome ao grupo, já estiveram em festivais musicais e realizaram apresentações no Brasil e no exterior. Em 2010, antes de seguirem para a Dinamarca, onde se apresentariam no maior festival de música do Mundo, o Womex, o Grupo Samba Chula de São Braz esteve comemorando os seis anos do Museu Afro Brasil em uma grande festa regada a Caruru e muito Samba de Roda. As presenças ilustres de João do Boi e Seu Alumínio encheram os espaços do museu de alegria e música.
O Samba Chula, original do recôncavo baiano, é uma das modalidades do samba de roda. Suas características principais são as letras versando sobre o cotidiano do recôncavo, com altas doses de sabedoria, conhecimento e ironia; o seu instrumento solista, chamado Machete (às vezes substituído pelo violão ou pela viola); o canto em duas vozes; além do fato das mulheres só poderem sambar no centro da roda quando o machete esta solando - jamais quando os cantadores “tiram” a chula -. Alumínio, quando cantava chula, era capaz de fazer a primeira ou a segunda voz, mas quando acompanhava o seu irmão João do Boi, exímio cantador e compositor de chulas, costumava realizar a “segunda” voz, mais grave em relação a primeira, mais aguda. Seu cantar também se caracterizava por uma onomatopeia, que ele realizava em alguns momentos, “imitando” o som de um afoxé. A voz se juntava assim à batucada, preenchendo o ritmo do samba caracterizado pelo modo singular de tocar pandeiro dos dois irmãos. Os cantares de João do Boi e Alumínio, gravados no cd Quando Dou Minha Risada Ha, Ha no ano de 2009, podem ser ouvidos na exposição “O Que É Que a Bahia Tem”. Uma forma de homenagem e agradecimento a Seu Alumínio, este grande Cantador de Chula, mestre da cultura popular baiana, falecido neste mês de maio. Chora Viola!