Exposição itinerante A Arte do Povo do Brasil

05 de junho de 2014
O Museu Afro Brasil (São Paulo), Instituição da Secretaria do Estado de Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Registro leva para Registro - SP a exposição “A Arte do Povo do Brasil”, com cerca de 40 peças de arte popular de diferentes Estados do país. São obras em cerâmica, madeira e barro pintado, entre outras técnicas. A exposição é gratuita e pode ser vista no Complexo Cultural K.K.K.K. - ETEC Registro.


Os cenários nordestinos, que dominam nossa arte popular em função de sua riqueza artesanal, estão representados nessa mostra. Entre os trabalhos exibidos, os de artistas cearenses já considerados clássicos como Manuel Graciano, Diomar das Véias, Nino e Celestino, fazem parceria com os não menos famosos João das Alagoas, Nena e Resendio. 

Destacam-se ainda, nesta pequena mostra itinerante, os exemplares da cerâmica de Caruaru, Pernambuco, sendo representados por artistas modelares como o filho Severino e o pai Mestre Vitalino, além de grandes mestres como Manuel Eudócio e Luiz Antônio da Silva.  

Do sul, estão presentes trabalhos das figureiras de Taubaté, o “Sinaleiro do Vento” de Laurentino Rosa, vindos de Curitiba e os coloridos “Pássaros” de Antônio Passarinheiro, de Bocaiúva do Sul, também no Paraná. A obra “O Circo”, em miniatura móvel de Adalto Fernandes Lopes, de Niterói, nos convida a entrar no “mundo dos sonhos”. 

Minas Gerais também está bem representada, com a “Mulher Amamentando” de Placedina Fernandes e o “Casal de Noivos” de Isabel Mendes da Cunha, ambas do Vale do Jequitinhonha. Além destas, a “Arte do Povo do Brasil” reúne ainda muitas outras obras de grandes mestres brasileiros.


Itinerância - Museu Afro Brasil
Exposição: “A arte do Povo do Brasil”
Abertura: 27 de junho, às 20h.
Encerramento: 27 de julho.
 
Local:
Complexo Cultural K.K.K.K. - ETEC Registro
Rua Miguel Aby-Azar, 153 - Centro - Registro/SP
Das 09h às 12h e das 14h às 21h - Todos os dias (sábado e domingo até às 18h).

 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro