Jussara Silveira canta o universo de Dorival Caymmi

07 de maio de 2014
A cantora  faz show na abertura da exposição "O que é que a Bahia tem" no Museu Afro Brasil, dia 8 de maio às 20h.

A cantora Jussara Silveira  faz pocket-show em homenagem aos cem anos de Dorival Caymmi no auditório do Museu Afro Brasil, quinta-feira, dia 8 de maio , às 20:00hs. Jussara, que gravou o disco “canções de Caymmi” em 1998, pela Dubas Music, hoje esgotado, disponível somente em lojas virtuais, foi uma das últimas cantoras a gravar uma “coletânea” do mestre baiano, com direito até um discreto assobio do compositor em uma das faixas ( O vento).
“O meu encontro com Caymmi foi memorável. Antes de gravar o disco, passei uma tarde inteira com ele,  trocando ideias e pedindo sua benção. Para este show, escolhi, além das canções de Caymmi,  músicas compostas por outros artistas, mas ligadas ao universo de Dorival.  É  o caso de “Itapuana”, de Arnaldo Antunes e Cezar Mendes que tem uma poesia emocionante e se insere perfeitamente no mundo de Caymmi, diz Jussara Silveira
A cantora Jussara Silveira é uma artista apaixonada pelo idioma português e bebe constantemente na fonte dos países lusófonos.  Grava sem distinção pérolas da música brasileira, portuguesa ou angolana.  Faz luzir sílabas escondidas nas poesias das canções, revisitando clássicos baianos ou lusitanos com seu timbre sedutor. Jussara tem como inspiração máxima a “cidade da Bahia”, cantada por Dorival Caymmi, escrita por Jorge Amado e ilustrada Carybé. E na noite do dia 8 de maio, acompanhada pelo violão de Luciano Bahia Salvador, promete fazer a trilha sonora perfeita para a exposição “O que é que a Bahia tem”.
No repertório, entre outras, “Saudade de Itapuã,  “Quem vem pra beira do mar”, “ Lá vem a baiana”, “ Dengo”, “Milagre”, “O vento”, “ Nem eu”,  de Dorival Caymmi , “ Bahia com H”, de Denis Brian, “e  “Itapuana” de Arnaldo Antunes e Cézar Mendes.