Nelson Mandela (1918-2013)

06 de dezembro de 2013
O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, falecido ontem (5 de dezembro) aos 95 anos, em sua casa em Johannesburgo, deixa para a humanidade a exemplar defesa da igualdade racial e da tolerância política. Seu empenho guerreiro pelo fim do apartheid lhe custou um penoso confinamento de 27 anos, imposto por um odiento regime de segregação. Suas palavras repercutiram profundamente na mentalidade de seu tempo, contribuindo para a afirmação dos direitos civis dos negros em vários países do planeta, dentre os quais o Brasil. O Museu Afro Brasil se identifica com seu legado e celebra a memória de Mandela, Nobel da Paz de 1993, um líder verdadeiramente revolucionário, com ideias políticas e humanísticas ainda candentes. Obrigado, Madiba.