Museu Afro Brasil realiza debate sobre as práticas e reflexões da lei 10.639.

22 de novembro de 2013
Venha para o Museu Afro Brasil  participar do debate sobre as práticas e reflexões da lei 10.639. 
Esse encontro destinado a educadores, estudantes, professores e coordenadores pedagógicos terá como objetivo apresentar e discutir ações sistemáticas de formação que incluem nas pautas de espaços de educação e cultura a abordagem da história e das culturas africanas e afro-brasileiras, além de subsidiar os participantes, por meio de visitas orientadas e de oficinas, para o desenvolvimento de práticas que contribuam para a reflexão sobre as relações etnicorraciais em seus espaços de atuação.



Confira a programação completa:

10h - Mesa de abertura
Práticas e reflexões: a lei 10.639/03 em espaços de educação e cultura.

Leis 10.639/2003 e 11.645/2008: políticas públicas de educação para as Relações Etnicorraciais.
Rafael Ferreira Silva - Coordenador do Núcleo de Educação Etnicorracial, da Diretoria de Orientação Técnica, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, desde fevereiro de 2013. É licenciado e bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Educação (Concentração na Área de Didática) pela mesma universidade.

A experiência de Guarulhos na promoção da igualdade racial na educação.
Isabel Santos Mayer – Educadora Social, com especialização em Pedagogia pela Università Salesiana di Roma. Coordenadora do Programa de Direitos Humanos do Ibeac – Instituto Brasileiro de Estudos e Ação Comunitária; Assessora da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos para as relações etnicorraciais na educação e membro da equipe de coordenação do Polo de Leitura LiteraSampa.

A Journey through the African Diaspora: uma parceria entre Museu e Escola
Luiz Fernando Costa de Lourdes – Professor Orientador de Informática Educativa na EMEFM Vereador Antonio Sampaio, responsável pelo projeto na escola. Graduado em Educação Física pela Unicamp, Mestre em Educação pelo Programa Educação: História, Política e Sociedade.

Mediação 
Neide A. de Almeida – Socióloga. Mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Pesquisadora, docente e consultora na área de literatura, com ênfase para literaturas africanas e afro-brasileiras. Atualmente coordena o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

12h15 - Visita à exposição “A Nova Mão Afro Brasileira”
Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

14h – Palestra: Inclusão do negro surdo na cultura afro-brasileira
Claudio Rubiño - Licenciado em Artes Visuais e Bacharelado em Artes pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Pós-graduando em Educação Inclusiva na Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Gestão de Design de Moda pelo SENAI e Gestor de Produção Cultural pelo Centro Universitário Belas Artes. Atua como mediador em exposições com ênfase em acessibilidade há mais de 10 anos, e há 4 anos como auxiliar de Coordenação do Núcleo de Educação responsável pelo Programa de Acessibilidade Singular Plural no Museu Afro Brasil em São Paulo.

Edvaldo Carmo dos Santos - Em processo de formação como pedagogo, com experiência profissional diversificada em educação e mediação de artes em museus com ênfase em cultura surda. Fez parte das equipes do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu do Futebol e atualmente trabalha como educador no Museu Afro Brasil, promovendo o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais para surdos e ouvintes, com a proposta de preservação da memória e estudo da cultura afro-brasileira em suas diversas manifestações. Também é um dos representantes do movimento Negro Surdo no Brasil.

15h - Visita orientada à exposição de longa duração
Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

16h - Oficinas Temáticas: Memórias e resistências
Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil


Faça sua inscrição pelo e-mail: agendamento@museuafrobrasil.org.br


Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera - Portão 10
São Paulo / SP - Brasil - 04094 050
Fone: 55 11 3320 8900 
Entrada gratuita.

 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro