O Museu Afro Brasil inaugura no dia 25 de maio a exposição "Hans Silvester: As Fotografias do vale do Rio Omo". A mostra fotográfica aborda a cultura dos povos Surma e Mursi, que vivem na fronteira da Etiópia, Quênia e Sudão do Sul. A entrada é gratuita.
A exposição destaca a importância destes povos, que vivem em contato profundo com a natureza e que se mantiveram protegidos de influências exteriores, conservando sua cultura e tradições. O fotógrafo Hans Silvester desenvolveu a série de imagens mostrando alguns nativos em poses naturalistas.
Também está no foco do artista a noção do “corpo como paisagem”, na qual ”o corpo é visto como uma peça do território, como pele e carne substituindo pedras, cerâmicas e tecidos típicos de outras culturas", diz Silvester.
A mostra dá visibilidade aos povos que são quase que inteiramente desconhecidos fora da África, além de trazer para a cidade as discussões internacionais sobre conceitos polêmicos.
O Museu também receberá o artista para um diálogo sobre sua trajetória e processo de criação no vale do Rio Omo. O debate faz parte do projeto Encontro com o Artista, uma iniciativa do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. O evento será no auditório Ruth de Souza, às 11h do dia 25/5, no piso superior do Museu Afro Brasil. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo e-mail agendamento@museuafrobrasil.org.br com o assunto: Hans Silvester.
Serviço:
Hans Silvester: As Fotografias do vale do Rio Omo
Data: de 25 de maio a 25 de agosto.
Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h.
Local: Museu Afro Brasil.
End.: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Parque Ibirapuera - zona Sul - Portão 10.
Grátis.
Tel.: (11) 3320-8900.
www.museuafrobrasil.org.br