
Oficina Memórias da Terra: Escultura em Argila
Data: 11 de outubro de 2025
Horário: 12h00 às 14h00
Classificação: Livre
Local: Ateliê do Museu Afro Brasil
Oficina
Oficina de argila para crianças e responsáveis: um espaço de criação conjunta para transformar memórias e histórias em esculturas únicas. A atividade estimula o diálogo entre gerações, vínculos afetivos e a experimentação artística com formas, texturas e narrativas pessoais.
Minibiografia
Babi Lopes, 29 anos, é artista visual e muralista, graduanda em História da Arte pela Unifesp. Sua prática artística expressa afetos por meio de murais, graffiti, pinturas em tela, ilustrações e esculturas em argila. É integrante da coletiva Híbridas e já realizou diversos projetos em arte-educação. Em sua pesquisa mais recente, investiga os trânsitos territoriais, a terra como matéria-prima e as conexões individuais e coletivas com o solo.
Já realizou trabalhos de ilustração e pintura para o Sesc e o Museu das Favelas, além de produzir murais em espaços como o CEU Esperança Garcia, o CRPIR (Centro de Referência e Promoção da Igualdade Racial), conjuntos habitacionais na Zona Leste e no campus da Unifesp Guarulhos. Em 2024, foi selecionada para o festival “Nosotras Estamos en La Calle”, no Peru, onde pintou um mural na cidade de Urubamba, no Vale Sagrado. No mesmo ano, atuou como educadora no Sesc Pompeia.