Metadados
Nome preferido
Antônio Poteiro
Tipo
Descrição biográfica
Antônio Batista de Souza, conhecido como Antônio Poteiro (1925, Santa Cristina da Pousa, Portugal – 2010, Goiânia, Brasil), foi um pintor e escultor considerado um dos principais expoentes da arte dita popular brasileira. Sua obra é marcada por temas religiosos, folclóricos e do cotidiano, retratados em uma estética própria e narrativa detalhista.
Filho de artesãos, Poteiro emigrou para o Brasil ainda criança. Trabalhou como cisterneiro e padeiro antes de iniciar sua carreira artística na produção de cerâmicas utilitárias. Foi incentivado pela pesquisadora Regina Lacerda, que o introduziu no circuito artístico. Nos anos 1970, começou a pintar, impulsionado por artistas como Siron Franco.
Suas esculturas em cerâmica se destacam pela riqueza de detalhes e temas populares, como festas religiosas e passagens bíblicas. Nas pinturas, utilizava cores primárias e composições simétricas, sempre mantendo a bidimensionalidade e um estilo narrativo.
Poteiro realizou várias exposições e suas obras fazem parte de importantes coleções, sendo reconhecido por sua contribuição à arte brasileira.
Fonte: elaborada pelo MAB a partir de fontes bibliográficas.
Nacionalidade
Gênero
masculino
Ano de nascimento
1925
Local de nascimento
Europa, Portugal, Braga
Ano de morte
2010
Local de morte
América do Sul, Brasil, Goiás, Goiânia