
A oficina será ministrada com Elidayana Alexandrino e Lorrane Rodrigues. A atividade propõe uma análise crítica de imagens associadas a personalidades da história latino-americana, como Tereza de Benguela, referência histórica brasileira, e Casilda Cundumi, figura “fictícia” popular na Colômbia. O encontro tem como objetivo discutir de que forma essas representações visuais são apropriadas, (re)construídas e difundidas, refletindo sobre os impactos da circulação de narrativas desvinculadas de dados históricos e contextuais. A proposta é estimular o olhar crítico sobre como essas imagens moldam o imaginário coletivo e influenciam diretamente a construção social sobre mulheres negras na história e na contemporaneidade.
Elidayana Alexandrino (PB-1986) artista visual, educadora e pesquisadora independente. Graduada em Artes Plásticas, licenciada em Educação Artística (UBC). Utiliza a fotografia e a palavra como forma de expressão. Realiza pesquisas em que relaciona imagem, memória e cotidiano, também investiga a relação entre corpo, retrato e natureza. Há mais de uma década atua em museus e equipamentos culturais, fazendo visitas, formações, materiais educativos, oficinas e projetos curatoriais.
Lorrane Rodrigues, historiadora, educomunicadora e mestra em História Cultural pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou por oito anos como educadora em museus e espaços culturais, desenvolvendo atividades de mediação cultural. Trabalha com a temática de “Violência de Estado na América Latina e movimentos de mães”. Atualmente é coordenadora da área de memória, verdade e justiça do Instituto Vladimir Herzog.