Carregando Eventos

Jornada do patrimônio 2025

Palestra – Saberes Ancestrais e Caminhos de Resistência: o Candomblé e seus sentidosOficina Performática – Viver e conhecer o Xirê dos Orixás


Data: 16 de agosto de 2025

Horário: 14h e 15h

Classificação: Livre

Local: Acolhimento Museu Afro Brasil e Marquise do Museu Afro Brasil


Palestra: Saberes Ancestrais e Caminhos de Resistência: o Candomblé e seus sentidos 

A palestra abordará o Candomblé como sistema de saber e resistência, trazendo experiências sensoriais na explicação dos fundamentos dessa filosofia religiosa. Durante o percurso, a ser realizado na área do acervo do Museu, a líder religiosa realizará a explicação das mitologias envolvidas em cada Orixá, as diferenças entre as nações e a maneira como formaram a cultura e a sociedade brasileira, assim como sua interpretação das obras. Da mesma maneira, trará os itans de cada Orixá, conectando o percurso aos sentidos do corpo. A palestra finaliza com o acompanhamento do público até a área externa, onde será realizada a oficina educativa. 

Oficina performática: Viver e conhecer o Xirê dos Orixás 
A oficina propõe uma experiência corporal e musical a partir do Xirê, grande roda que consagra o início da celebração dos Orixás nos rituais religiosos do Candomblé. O Xirê abrange todos os Orixás cultuados naquela nação, e a oficina vai apresentar, de forma lúdica e educativa, os principais passos e cantigas relacionados aos Orixás convocados. Durante a explicação, o público poderá aprender e vivenciar, relacionando esses saberes às explicações feitas na palestra. Também será possível conhecer sensorialmente folhas, cheiros e sabores alusivos à filosofia dos Orixás. 

Iyalorixá Cláudia de Oyá 

Líder religiosa no Ilê Asé Alaketu Ifá Omo Oyá, no bairro Parque Jurema, em Guarulhos. Claudia é Psicóloga (2022), Educadora Social (2015), Pós-graduada em Ginecologia Natural (2024), pós-graduanda em História da África pela Comunidade Axovi de História e Culturas Africanas.  

É Presidente da Associação Cultural Rosas Negras, que desde 2013 realiza um trabalho de preservação e resgate da cultura afrobrasileira, com foco no combate ao racismo e à intolerância religiosa.  


Redes sociais

Acompanhe as novidades através de nossas rede sociais.

Governo do Estado de SP

Opções de acessibilidade