Destaques Online
Acervo online
Os acervos do MAB
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo reúne cerca de 20 mil itens que exploram temas como arte, história e religiosidade, refletindo sobre a trajetória das populações africanas e seus descendentes e destacando suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Esses itens estão organizados em três acervos: artístico arquivístico e bibliográfico. Juntos, eles abrangem:
- Produção artística que percorre diferentes períodos da história da arte no Brasil;
- Artes africanas e afro-diaspóricas de países dos continentes americano e africano;
- Objetos ligados às religiosidades afro-brasileiras;
- Documentos e objetos referentes à história social. econômica e cultural afro-brasileira;
- Documentos sobre a história institucional do Museu;
- Publicações relacionadas a esses temas.
Essa coleção diversa promove uma visão abrangente e profunda das contribuições negras e afro diaspóricas para o Brasil e para o mundo.
Acervo Museológico
O acervo museológico do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo conta com mais de 8 mil itens, abrangendo desde o século XVIII até a contemporaneidade. A coleção inclui uma ampla variedade de tipologias, como, pinturas, esculturas, gravuras e desenhos; talhas e instalações artísticas; fotografias, joias, adornos e cerâmicas; mobiliários e objetos de rituais; indumentárias, têxteis, ferramentas e utensílios domésticos.
Essa diversidade reflete a riqueza histórica, cultural e artística representada no acervo.
Acervo Arquivístico
O acervo arquivístico do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, criado em 2004, reúne documentos administrativos e históricos essenciais para a preservação da memória e o suporte à pesquisa. Ele inclui registros sobre exposições e eventos realizados, oferecendo um panorama da trajetória do Museu e destacando seu papel na valorização da cultura e na preservação da memória afro-brasileira.
Acervo Museológico
A Acervo bibliográfico é composto por livros, periódicos, catálogos de arte, entre outras publicações que abordam historiografias das artes e culturas relacionadas às temáticas africana e afro-brasileira, em diálogo com os conteúdos do acervo museológico. Inclui, ainda, um segmento de obras especiais e raras que se encontram digitalizadas.