Roteiros de visitas temáticas

Os roteiros publicados pelo Núcleo de Educação tem como objetivo sugerir aos visitantes possíveis percursos que podem ser realizados durante uma visita. Esse material pode ser também utilizado como referência para a preparação de uma visita ou como ponto de partida para o aprofundamento de reflexões após uma visita, seja ela orientada ou espontânea, na exposição de longa duração ou em uma exposição temporária.

Exposição de Longa duração

04 de abril de 2018
O Museu Afro Brasil conta uma história brasileira quase sempre ignorada. Ele foi criado a partir da coleção de Emanoel Alves de Araujo – escultor, colecionador e, hoje, diretor deste museu –, que ao longo de mais de trinta anos se ocupou em encontrar e colecionar obras que mostram a importância da população negra na nossa sociedade. O museu está repleto de memórias, de lembranças, de imagens de orgulho, sofrimento, conquista e competência dessa população que formou a nossa nação. Este é um museu brasileiro. Venha conhecê-lo, mesmo que por meio destas páginas.

Este caderno foi organizado a partir dos núcleos da exposição. Você verá uma cor diferente marcando a abertura de cada um deles. Esta cor é a mesma que identifica esses núcleos no museu. Existem algumas palavras escritas em itálico; na última página do caderno você encontrará um glossário que explica o sentido delas.

Exposições Temporárias

Roteiros Temáticos

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD

Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e inaugurado em 23 de outubro de 2004, o Museu Afro Brasil nasceu por iniciativa do artista plástico e curador Emanoel Araujo, a partir da doação de sua coleção particular.