Índice alfabético:

Tiago Gualberto

(Igarapé/MG, 1983)

Tiago Gualberto (1983) é artista visual e pesquisador no Museu Afro Brasil. Mestrando em Artes Visuais na ECA/USP, iniciou seus estudos na Escola de Belas Artes da UFMG, no mesmo período que foi bolsista do programa de Ações Afirmativas da universidade. Possui bacharelado em Tecnologia Têxtil e Moda pela EACH/USP. No ano de 2009, foi finalista Mundial do Concurso de Criação de Padronagem para produção de Furoshiki (tecido de embrulho tradicional japonês) promovido pela Fundação Japão/Tóquio e Ministério das Relações Exteriores do Japão. Já participou de mais de uma dezena de mostras coletivas em importantes instituições brasileiras, como a coletiva Nova Mão Afro-brasileira, no Museu Afro Brasil, em 2012; e 3 mostras individuais, como a intitulada Magia Negra, no SESC Pinheiros, no mesmo ano. No exterior, participou de diversas mostras coletivas como a Bienal de Valença: Encuentro entre dos mares, na Espanha, em 2007 e AfroBrasil:  Art and Identities, no National Hispanic Cultural Center, em Albuquerque, nos EUA, em 2015. Foi bolsista no Tamarind Institute, integrado a New Mexico University durante o programa Afro: Black Identity in America and Brazil, em 2012. Neste mesmo ano se destacou como finalista da categoria Artes Visuais do Programa Nascente, promovido pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão USP e, em 2015, é um dos finalistas da Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros, o maior prêmio destinado a artistas afro-brasileiros.

Tiago Gualberto
Brancos