Nota de falecimento - Moïse Mugenyi Kabagambe

02 de fevereiro de 2022

Foi com muita tristeza que soube do assassinato do meu compatriota Moïse Mugenyi Kabagambe, brutalmente espancado até a morte na cidade do Rio de Janeiro. Muitos escolhem o Brasil pela cordialidade e receptividade pela qual os brasileiros são reconhecidos mundialmente, mas como diz o povo de Kinshasa: MBULA EKIMA NGANDO – “O jacaré entrou no rio para se abrigar da chuva, mas tudo é água.”

O Museu Afro Brasil se solidariza com o luto da família de Moïse e se indigna por mais um episódio de violência sofrida pelos imigrantes africanos no Brasil. Espera-se que não seja mais um caso de impunidade contra imigrantes que escolheram esta nação como seu segundo lar. Xenofobia e racismo são crimes hediondos e ceifam vidas, é necessário que haja consciência não só da crueldade desses crimes, mas também o quanto o Brasil deixa de ser humano ao naturalizar esses casos.

Makaya Bedel - Núcleo Editorial

Museu Afro Brasil