Rubem Valentim

Rubem-valentim
“Rubem Valentim (1922-1991) foi professor, escultor, pintor e gravador, nascido em Salvador (BA). Iniciou sua carreira como pintor autodidata na década de 1940, mas ganhou o Brasil e o mundo, conquistando prêmios, realizando exposições e participando de eventos de renome internacional.

Buscando sua inspiração no geometrismo abstrato, corrente a partir dos anos 50. Em suas esculturas, que incluem peças gigantescas, se faz presente a simbologia e a redução formal, tendo ele também se exercitado na linguagem da gravura e da serigrafia.

A série de serigrafias do artista Rubem Valentim pertencentes ao acervo do Museu Afro Brasil são emblemáticas da pesquisa e da busca do artista, estão contidas nelas as características fundamentais do seu trabalho, tais como a representação estilizada dos símbolos recorrentes do Candomblé, religião à qual era afiliado e na qual ocupava elevado posto na hierarquia espiritual,  que dialogam com a arte contemporânea através de uma articulada linguagem geométrica e de viés concretista e impregnada de um colorido vibrante, típica da palheta do artista.  Valentim notabilizou-se como escultor já na década de 50 do século passado tendo recebido, desde então vários prêmios. O artista faleceu em 1991 deixando um inestimável e reconhecido legado artístico.”

Faça download das obras de RV, para colorir inspirando-se em seu trabalho.


BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro