Missão, Visão, Valores da Associação Museu Afro Brasil

Missão

Promover o reconhecimento, valorização e preservação da arte, da história e da memória cultural brasileira, tendo como referência a presença indígena, afro-brasileira e africana.

Visão

Ser organização de referência na concepção, implantação e gestão de projetos, instituições culturais e educativas voltadas à cultura brasileira, africana e afro-atlântica.

Objetivo Geral
Promover o reconhecimento, valorização, preservação e difusão da arte, da história e da memória cultural brasileira, tendo como referência a presença luso afro-brasileira, indígena e africana.

Objetivos Especificos
  • Reconhecer a matriz afro-atlântica na identidade da cultura nacional.
  • Respeitar a integridade do acervo, como meio de valorizar o patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro.
  • Buscar a qualidade nos projetos e programas institucionais.
  • Promover ações que fortaleçam a auto-estima positiva da população negra.
  • Desenvolver ações educativas no âmbito da cultura afro-brasileira.
  • Proporcionar amplo acesso ao Museu, às exposições e todas as atividades por ele desenvolvidas.
  • Pesquisar os conteúdos do acervo e das exposições temporárias, dando-lhe ampla divulgação.
  • Proporcionar às diversas instituições culturais do Estado de São Paulo, por meio de exposições e ações de educação, o contato com a memória, a história e a arte nacional e internacional, tendo como referência a influência afro-brasileira na cultura do Estado e do país.